Bem-vindo ao blog dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim
RSS

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Espectáculo "Pé de Vento"

No dia vinte e cinco de Fevereiro de 2011, os alunos do Jardim de Infância de Canas de Senhorim deslocaram-se à Fundação Lapa do Lobo para assistir a uma peça de teatro intitulada “Pé de Vento”, dinamizada pela Companhia de Teatro Comédias do Minho através do projecto pedagógico Aproximarte.

“Pé de Vento” nasce da poesia, através do movimento do corpo, da voz, da música…e do vento. Uma intérprete de palavras e uma intérprete de sons criam imagens e sensações para as crianças de uma forma lúdica.



No final, ofereceram-nos uma caixa com um livro contendo todos os poemas que foram apresentados durante o espectáculo, cartões com palavras (substantivos, verbos e adjectivos) para jogos poéticos e uma caixinha de música.

Assim, podemos dar continuidade a esta actividade levando os alunos a criar poemas através dos cartões identificados e ao som da caixinha de música.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VEM BRINCAR AO CARNAVAL!!!


Com este cartaz as Educadoras de Infância pretendem publicitar o desfile de Carnaval de todos os Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.
O Jardim de Infância Girassol e Jardim-Escola João de Deus são convidados pelo Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim para participar no desfile. Ao aceitarem o convite, tornam-se também intervenientes nesta grande manifestação cultural.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

No âmbito da actividade “Ideias e histórias” os alunos do Jardim de Infância de Canas de Senhorim - turma 1 elaboraram um postal, no Dia dos namorados, tendo como referência a filigrana de Viana de Castelo.
Os poemas neles inscritos foram elaborados pelos alunos imaginando o que, o pai ou a mãe diriam um ao outro nesse dia.
Exemplo:
És tão brilhante como a lua e o sol
És tão bonito como uma borboleta e um passarinho
És bonito como uma rosa e um girassol
E eu sinto amor por ti
Porque eu adoro-te tanto
Porque eu amo-te







Apresentação pública do livro "histórias dos Príncipes e das Princesas.

No dia 14 de Fevereiro de 2011 o Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, levou a cabo mais uma actividade que nasceu no seio do Departamento do Pré-escolar – a apresentação do livro “História dos Príncipes e das Princesas”.


Este livro foi um sonho partilhado e amadurecido por todas as Educadoras de Infância do Departamento Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Canas e Senhorim no ano lectivo 2009/2010.
Fazendo um pouco de história
Uma das actividades desenvolvidas nos Jardins de Infância durante a Semana da Leitura, semana que é marcada anualmente pela parceria entre vários Departamentos e a Biblioteca Escolar, as Educadoras de Infância lançaram um repto à Coordenadora do seu Departamento, no sentido desta fazer a apresentação de uma história nos vários Jardins de Infância –“O melhor presente”.