Bem-vindo ao blog dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim
RSS

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Matemática

Trabalhando a matemática... no jardim de infância da Lapa do Lobo.


domingo, 27 de março de 2011

Dia do Pai/ Semana da Leitura

 
 

Na sequência da Semana da Leitura, vivenciada pelas crianças do Jardim de Infância de Canas de Senhorim e com o objectivo de sensibilizar as famílias para a importância dos livros de histórias e outros, foi escolhido o livro" Pê de Pai" para ser trabalhado.
Este livro é uma homenagem à cumplicidade e afecto entre pais e filhos. Escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Bernardo Carvalho, é um livro criativo e terno, de filho(a) para pai e, porque não dizer, de pai para filho(a).
As crianças reconheceram nas suas  páginas a figura heróica daquele que para cada um é o melhor Pai do Mundo.
Cada criança escolheu e reproduziu uma das páginas do livro( aquela em que identificaram a figura do seu pai).
No Dia do Pai, convidaram os seus pais a virem à escola, apresentando o trabalho realizado e partilhando com eles momentos de prazer e alegria.

 

dia_do_pai_semana_da_leitura_123

 

dia_do_pai_semana_da_leitura_126

 

 

dia_do_pai_semana_da_leitura_130

Espectáculo "Vem comigo"

No dia vinte e quatro de Fevereiro de 2011, os alunos do Jardim de Infância de Canas de Senhorim deslocaram-se ao Pavilhão Multiusos a Nelas para assistir a um espectáculo intitulado “Vem comigo”, incluído nas actividades da Festa da Primavera.
Neste espectáculo que fala das diferenças ouvem-se histórias, música e poesia, desafiando as crianças a cantarem e a dançarem.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana da Primavera

Os alunos do Jardim de Infância da Lapa do Lobo deslocaram-se no dia 22 de Março ao pavilhão multiusos para ver um espectáculo "Vem Comigo".


quinta-feira, 10 de março de 2011

A Magia do Carnaval e as Regiões do nosso País


Os alunos dos Jardins de Infância mais uma vez brilharam no Carnaval.

Os “Direitos da Criança” é o tema que serve como pano de fundo às actividades dos Jardins de Infância para o ano lectivo 2010/11 e vai ser desenvolvido na vertente “Cada criança tem direito a uma nacionalidade a um país” .

Tendo em conta este enquadramento as fantasias de carnaval dos Jardins de Infância, foram elaboradas, tendo como base Portugal e as suas regiões: Aguieira – Algarve; Canas de Senhorim/sala um – Minho (meninas) Miranda do Douro (rapazes); Canas de Senhorim/sala dois – Alentejo; Lapa do Lobo – Nazaré; Póvoa de Sto. António – Ribatejo e Vale de Madeiros – Beiras.

Este importante evento surge como uma actividade de parceria entre o Departamento Pré-escolar, o Departamento do 1º CEB e ainda as IPSSs da localidade de Canas de Senhorim. Fotos 233

O Departamento do Pré-escolar  elaborou um cartaz conjunto que encabeçou o desfile – Mapa de Portugal onde foram assinaladas as regiões trabalhadas pelos vários Jardins de Infância. 

A canção que abrilhantou o desfile, da autoria do Professor Luís Pinheiro, é já conhecida de todos os participantes e garantiu o entusiasmo e a alegria dos marchantes.


  Jardim de Infância de Vale de Medeiros - A Beira - Os pastores e as pastoras das serras.


  Jardim de Infância da Lapa do Lobo - A Nazaré - os pescadores com as suas redes e as varinas.


Jardim de Infância de Canas de Senhorim Sala 2 - O Alentejo - os meninos de pastores e as meninas de ceifeiras

Jardim da Póvoa de Stº António - O Ribatejo - Os campinos montados nos seus cavalos preparados para o Desfile e as cavaleiras com os seus trajes pretos.



 
Jardim de Infância da Aguieira - O Algarve -
Fotos 112
As saias das alunas tinham representadas as casas típicas algarvias e os alunos a localização geográfica do Algarve.
 
Fotos 164
Jardim de Infância de Canas de Senhorim - sala 1-  as meninas as noivas do Minho e os meninos os pauliteiros de Miranda do Douro. 




Fotos 131 Fotos 117

Fotos 188                 Fotos 194

 

Fotos 192            Fotos 203

   Jardim de Infância "0 Girassol"                Jardim de Infância "João de Deus"

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Carnaval na Comunidade

Os alunos do jardim de infancia da Lapa do Lobo em conjunto com os alunos do 1º CEB viveram o carnaval com a comunidade local, defilando pelas ruas da Lapa do Lobo e deslocando-se ao lar da 3ª idade.