Bem-vindo ao blog dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim
RSS

sábado, 30 de abril de 2011

Dia da Mãe

Na sequência das actividades da Semana da Leitura e Ideias e Histórias, vivenciada pelas crianças do Jardim de Infância de Canas de Senhorim e com o objetivo de sensibilizar as famílias para a importância dos livros de histórias e outros, foi selecionado o livro"Coração de Mãe" para ser trabalhado.
Coração de Mãe é uma história de Isabel Minhós Martins que nos descreve a relação entre mãe e filho, explorando, a partir do ponto de vista da mãe – e do seu coração especial – diferentes reações e sentimentos em relação aos filhos. Retratando com fidelidade o ponto de vista maternal e afectuoso do coração materno. Autora e ilustrador recriam as várias formas como a mãe interage com o filho. As ilustrações exploram a dimensão simbólica e metafórica que carateriza o texto, recriando as várias situações propostas.
De acordo com os autores, o coração da mãe distingue-se pelo facto de estar sempre em sintonia com o filho e com as cambiantes do seu comportamento.
Com recurso a uma técnica muito simples, que explora os jogos de formas e de cores, o ilustrador Bernardo Carvalho procura criar cenas e cenários reconhecíveis, promovendo a identificação de mães e filhos.
No dia 29 de Abril  apresentaram às mães a escolha e reprodução de uma das páginas do livro, através de recorte, colagem e pintura (aquela em que identificaram a figura da mãe) interpretando o texto, de forma a dar voz ao coração.
Vivenciaram-se momentos de prazer e alegria.



0 comentários:

Enviar um comentário